1 de março de 2012
Plain Vest
Terminei o colete que estava a fazer para a princesa e adoro o resultado final. Já tinha usado este modelo antes e acho mesmo que ainda vou usar muito mais! A verdade, é que é fácil e rápido de fazer e o resultado final surpreende.
Este em especial acho que ganhou outra vida com os fantásticos botões que usei. São lindos não são?
Foram feitos por uma amiga e eu estava cheia de vontade de utilizá-los....esta foi a ocasião perfeita!
A "receita" do colete está disponivel gratuitamente aqui. Tenho notado que apesar de ser uma receita muito simples, pode ser complicada para quem não está muito habituada ás "linguagens" do tricô ou para quem nunca seguiu um modelo deste tipo....para tentar ajudar estou a preparar uma explicação para colocar aqui no blog. Que acham?
Este em especial acho que ganhou outra vida com os fantásticos botões que usei. São lindos não são?
Foram feitos por uma amiga e eu estava cheia de vontade de utilizá-los....esta foi a ocasião perfeita!
A "receita" do colete está disponivel gratuitamente aqui. Tenho notado que apesar de ser uma receita muito simples, pode ser complicada para quem não está muito habituada ás "linguagens" do tricô ou para quem nunca seguiu um modelo deste tipo....para tentar ajudar estou a preparar uma explicação para colocar aqui no blog. Que acham?
29 de fevereiro de 2012
Sabão Camomila
Já tinha esta receita "na calha" á algum tempo, mas por uma razão ou por outra ficava sempre no caderno... Mas hoje foi o dia e lá experimentei.
É de azeite, manteiga de cacau e óleo de coco e com óleo essencial de camomila. Parece-me uma excelente combinação para peles secas e delicadas. E adorei o cheirinho!
Agora é mesmo só esperar 4 semaninhas para experimentar...tic-tac-tic-tac
Já agora, aproveito para chamar a atenção para o molde que podemos fazer com um pacote de leite vazio. É só forrar com papel vegetal para que o sabão não entre em contacto com o revestimento interior e não se estrague. Quando o sabão endurece, desenformo e corto em pedaços mais pequenos.
É de azeite, manteiga de cacau e óleo de coco e com óleo essencial de camomila. Parece-me uma excelente combinação para peles secas e delicadas. E adorei o cheirinho!
Agora é mesmo só esperar 4 semaninhas para experimentar...tic-tac-tic-tac
Já agora, aproveito para chamar a atenção para o molde que podemos fazer com um pacote de leite vazio. É só forrar com papel vegetal para que o sabão não entre em contacto com o revestimento interior e não se estrague. Quando o sabão endurece, desenformo e corto em pedaços mais pequenos.
27 de fevereiro de 2012
Workshop Sabão Caseiro
No sábado foi dia de workshop e foi uma tarde mesmo bem passada! Mais uma vez, o meu muito obrigada a todas as participantes: foram fantásticas! E por favor, desculpem qualquer coisinha...
Fica também um agradecimento especial à anfitriã por ter disponibilizado este belo espaço da sua linda quinta (não deixem de visitar o link). E, para finalizar os agradecimentos, fica um especial para a autora daquele delicioso bolo de cenoura e noz, estava delicioso!
Espero que tenham gostado e que se divirtam a "sabonear"...
26 de fevereiro de 2012
Saquinho para sabão caseiro
O Workshop de ontem correu mesmo bem e, por isso, o meu muito obrigada a todas as participantes! Foi uma tarde mesmo bem passada (os bolos deliciosos ajudaram!).
Hoje aproveitei a sestinha da princesa para fazer um saquinho para sabão, tirar umas fotos e poder explicar aqui como se faz. É muito simples e só precisamos saber o básico de tricô. Vamos começar?
Vamos precisar de uma linha de algodão (100% algodão), uma agulhas de tricô grossas (eu usei de 7mm) e uma agulha de lãs para rematar. Começamos por colocar na agulha 25pontos e depois tecemos 20 filas em malha de tricô (alternando ponto meia e ponto tricô) e rematamos.
(A malha fica mesmo assim, bem solta, porque usamos agulhas bastante maiores que as indicadas para esta linha. Essa é a ideia, para que o sabão possa tocar a nossa pele enquanto usamos.)
Depois utilizamos a agulha de lã para costurar o fundo e as laterais do quadrado para formar a bolsa. O topo da bolsinha fica aberto. Utilizamos de novo a agulha para passar uma linha nos pontos da primeira fila, formando uma fita corrediça que permite abrir e fechar a bolsinha.
Eu prefiro deixar a linha mais comprida porque utilizo para pendurar a bolsinha na torneira do duche. Assim, o sabão escorre toda a água do banho e dura mais tempo!
Esta bolsinha é perfeita para o sabonete caseiro, que precisa de estar em saboneteiras que permitam escorrer bem a água (por não levar químicos de endurecimento ou conservantes). Mas, claro que se pode utilizar com qualquer sabonete.
Bom, espero que gostem e aproveitem! Já sabem que estou ao vosso dispor para qualquer duvida.
Hoje aproveitei a sestinha da princesa para fazer um saquinho para sabão, tirar umas fotos e poder explicar aqui como se faz. É muito simples e só precisamos saber o básico de tricô. Vamos começar?
Vamos precisar de uma linha de algodão (100% algodão), uma agulhas de tricô grossas (eu usei de 7mm) e uma agulha de lãs para rematar. Começamos por colocar na agulha 25pontos e depois tecemos 20 filas em malha de tricô (alternando ponto meia e ponto tricô) e rematamos.
(A malha fica mesmo assim, bem solta, porque usamos agulhas bastante maiores que as indicadas para esta linha. Essa é a ideia, para que o sabão possa tocar a nossa pele enquanto usamos.)
Depois utilizamos a agulha de lã para costurar o fundo e as laterais do quadrado para formar a bolsa. O topo da bolsinha fica aberto. Utilizamos de novo a agulha para passar uma linha nos pontos da primeira fila, formando uma fita corrediça que permite abrir e fechar a bolsinha.
Eu prefiro deixar a linha mais comprida porque utilizo para pendurar a bolsinha na torneira do duche. Assim, o sabão escorre toda a água do banho e dura mais tempo!
Esta bolsinha é perfeita para o sabonete caseiro, que precisa de estar em saboneteiras que permitam escorrer bem a água (por não levar químicos de endurecimento ou conservantes). Mas, claro que se pode utilizar com qualquer sabonete.
Bom, espero que gostem e aproveitem! Já sabem que estou ao vosso dispor para qualquer duvida.
21 de fevereiro de 2012
Tira porta-chupeta cheia de charme
Este é daqueles projectos fantásticos que se conseguem fazer no tempo da sesta do bébé! :)
Este porta-chupetas fica mesmo giro, muito mais charmoso que aquelas correntinhas de plástico e pode ir a lavar com as roupinhas do bébé (eu já tenho vários).
Hey, querem ver como é fácil.....eu explico:
1º- preparar os materiais: 2 tiras de 35cm de fita de viés; 1 molinha invisível; 1 clip de suspensórios; linhas de costura a condizer; ferro de engomar; máquina de costura.
2º- Juntar as duas fitas de viés, direito com direito, prender com alfinetes e costurar pelo vinco da fita de viés.
3º- Costurar também pelo outro vinco, de modo a formar um "tubo". Engomar as costurar, virar para o lado do direito e engomar novamente.
4º- Nas extremidades da tira dobrar as pontas para dentro para ficar rematado e costurar. Numa das pontas costurar segurando o clip de suspensório.
5º- Na ponta oposta ao clip, costurar a mola para segurar a chupeta.
E está pronta!!! Fácil, não foi?
Este porta-chupetas fica mesmo giro, muito mais charmoso que aquelas correntinhas de plástico e pode ir a lavar com as roupinhas do bébé (eu já tenho vários).
Hey, querem ver como é fácil.....eu explico:
1º- preparar os materiais: 2 tiras de 35cm de fita de viés; 1 molinha invisível; 1 clip de suspensórios; linhas de costura a condizer; ferro de engomar; máquina de costura.
2º- Juntar as duas fitas de viés, direito com direito, prender com alfinetes e costurar pelo vinco da fita de viés.
3º- Costurar também pelo outro vinco, de modo a formar um "tubo". Engomar as costurar, virar para o lado do direito e engomar novamente.
4º- Nas extremidades da tira dobrar as pontas para dentro para ficar rematado e costurar. Numa das pontas costurar segurando o clip de suspensório.
5º- Na ponta oposta ao clip, costurar a mola para segurar a chupeta.
E está pronta!!! Fácil, não foi?
20 de fevereiro de 2012
Capuccino
Eu só gosto de utilizar fibras naturais. É mesmo assim, não gosto de misturas, acrílicos, etc. Quando compro as minha linhas e lãs tenho sempre muita atenção ao tipo de fibra que estou a comprar, sobretudo quando pretendo fazer alguma coisa para bébé. Aliás, a minha grande dificuldade quando comecei a tricotar roupinhas para a minha bébé foi mesmo encontrar as lãs "á altura". Sim, porque a maioria das "lãs para bébé" ou "anti-alérgicas para bébé" são acrilico, ou pelo menos têm uma grande percentagem...
Acabei por fazer quase todas as roupinhas em 100% lã de merino "super soft", ou seja, tecida de modo a ficar mais fina e suave ao toque. Era de uma marca espanhola e fiquei mesmo cliente!
Mas depois descobri esta lã "capuccino", de um fabricante português (Rosarios4) e não resisti a experimentar porque fiquei agradavelmente supreendida com o "toque"! Confesso que ainda não percebi como fazem lã com leite....mas é muito suave e fácil de trabalhar.
Estou a fazer um colete para a princesa e assim que termine mostro o resultado.
A receita que estou a seguir para fazer o colete é um modelo muito simples conhecido como "plain vest" e veio daqui.
Acabei por fazer quase todas as roupinhas em 100% lã de merino "super soft", ou seja, tecida de modo a ficar mais fina e suave ao toque. Era de uma marca espanhola e fiquei mesmo cliente!
Mas depois descobri esta lã "capuccino", de um fabricante português (Rosarios4) e não resisti a experimentar porque fiquei agradavelmente supreendida com o "toque"! Confesso que ainda não percebi como fazem lã com leite....mas é muito suave e fácil de trabalhar.
Estou a fazer um colete para a princesa e assim que termine mostro o resultado.
A receita que estou a seguir para fazer o colete é um modelo muito simples conhecido como "plain vest" e veio daqui.
14 de fevereiro de 2012
Etiquetas
Detesto etiquetas!
É mesmo assim, assim que compro alguma coisa a primeira coisa que faço é arrancar todas, mesmo todas, as etiquetas. Sobretudo porque detesto o toque áspero do tecido que habitualmente usam. Ora, já podem imaginar o meu problema quando pensei que precisava criar uma etiqueta para colocar nas minhas peças...
Decidi logo que tinha de ser em tecido 100% algodão porque aquelas coisas ásperas e plásticas estavam completamente fora de questão! Mas ainda não estava satisfeita....sabia que iam acabar cortadas e no lixo, sobretudo quando se trata de coisas para bébé. Depois de muitas voltas (e algumas experiências) decidi transformar a etiqueta num miminho para quem recebe a peça: assim surgiram estes "corações etiqueta". No enchimento levam flor de alfazema e são perfeitos para perfumar gavetas e armários!
Agora, afinal, já adoro etiquetas! :)
É mesmo assim, assim que compro alguma coisa a primeira coisa que faço é arrancar todas, mesmo todas, as etiquetas. Sobretudo porque detesto o toque áspero do tecido que habitualmente usam. Ora, já podem imaginar o meu problema quando pensei que precisava criar uma etiqueta para colocar nas minhas peças...
Decidi logo que tinha de ser em tecido 100% algodão porque aquelas coisas ásperas e plásticas estavam completamente fora de questão! Mas ainda não estava satisfeita....sabia que iam acabar cortadas e no lixo, sobretudo quando se trata de coisas para bébé. Depois de muitas voltas (e algumas experiências) decidi transformar a etiqueta num miminho para quem recebe a peça: assim surgiram estes "corações etiqueta". No enchimento levam flor de alfazema e são perfeitos para perfumar gavetas e armários!
Agora, afinal, já adoro etiquetas! :)
13 de fevereiro de 2012
Ares de mar
Acabei um coelhinho e não consegui evitar dar-lhe algum " ar de mar"!
Desde que nos mudamos para os Açores que aprendemos a disfrutar todos os dias das belas paisagens que o mar nos oferece. Mesmo nos dias mais feios podemos encontrar uma beleza incrivel, que nos enche a alma!
Desde que nos mudamos para os Açores que aprendemos a disfrutar todos os dias das belas paisagens que o mar nos oferece. Mesmo nos dias mais feios podemos encontrar uma beleza incrivel, que nos enche a alma!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Falar comigo
Se gostaram de alguma peça, se têm alguma duvida ou só para dizer "olá"...podem escrever para: dacalcadadogato arroba gmail ponto com.
Para não perder nadinha
Com tecnologia do Blogger.
























